Curso de Formação de Bombeiro Civil Classe 1

Curso de Formação de Bombeiro Civil Classe 1

PÚBLICO-ALVO

  • Profissionais de segurança do trabalho e patrimonial 
  • Brigadistas de emergência 
  • Pessoas que desejam atuar como bombeiros civis em empresas, indústrias, eventos e outros ambientes 
  • Pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos na área de segurança do trabalho e emergências 

Pessoas que desejam ingressar rapidamente no mercado de trabalho, e ter uma profissão diferenciada e admirada

PRÉ-REQUISITOS

Ser maior de 18 anos e apresentar declaração de saúde.

OBJETIVOS:

Qualificar profissionais para realizar diversas atividades essenciais, tais como prevenção de acidentes, inspeções preventivas em equipamentos de emergência, controle e combate a incêndios, além de atendimentos de primeiros socorros e emergências médicas pré-hospitalares, entre outras

Atender todas as emergências urbanas de incêndios, resgates diversos e APH, substituindo os Bombeiros Militares, nos municípios onde não houver Corporação Militar.

Auxiliar a Corporação de Bombeiros Militares no controle de sinistros e salvamentos, quando solicitados por estas.

CURSO BOMBEIRO CIVIL CLASSE I

Curso Ministrado de acordo com a Lei Federal 11.901/2009
EAD : 162 horas-aula
Presencial: 144 horas-aula
Quartas-feiras 19:30h -22:30h
Domingos 8:30 -17:30h

Carga horária total do curso: 306h

Aulas presenciais ministradas no Centro de Treinamento localizado na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia 2132.
Bairro Rubem Berta, Porto Alegre
Início:  29 de janeiro de 2025.

DISCIPLINAS

CRONOGRAMA UNIDADE DE COMPETÊNCIA 1
FUNDAMENTOS DA ANÁLISE DE RISCO

Plataforma EAD: 20h
Aulas presenciais: 09 h
TOTAL: 29 horas-aula 

Disciplinas:

  1. Fundamentos de análise de riscos: Conhecer os conceitos, métodos e ferramentas para análise dos riscos.
  2. Áreas de riscos específicos: Conhecer as características das instalações a partir dos riscos pertinentes a equipamentos, sistemas e áreas classificadas de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
  3. Análise de riscos específicos: Participar da elaboração, com O objetivo de qualificação profissional, de pelo menos duas análises de riscos, de etapas de processos a serem escolhidos, que façam parte dos seguintes tipos de plantas: comercial, industrial, de serviços olocal de reunião de público.

CRONOGRAMA UNIDADE DE COMPETÊNCIA 02
ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR

Plataforma EAD: 53 horas- aula
Presencial: 55 horas-aula
TOTAL: 108 horas-aula

Disciplinas:

  1. Anatomia e Fisiologia: conhecer fundamentos da anatomia do corpo humano; sistemas, fisiologia básica respiratória e cardíaca.
  2. Avaliação inicial de vítimas: Conhecer e identificar os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, quantidade de vítimas e os seus exames físicos. Identificar e descrever os riscos iminentes, os mecanismos de lesão, a quantidade de vítimas e os seus exames físicos.
  3. Vias Aéreas Superiores: Conhecer os sinais e sintomas de obstruções de vias aéreas superiores (VAS) em adultos, crianças e bebês, conscientes e inconscientes. Identificar os sinais e sintomas de obstruções de vias aéreas superiores (VAS) em adultos, crianças e bebês, conscientes e inconscientes.
  4. Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP): conhecer, descrever e aplicar as técnicas de ventilação artificial e compressão cardíaca externa por meio de técnica de RCP para adultos, crianças e bebês.
  5. Desfibrilação externa automática: Conhecer os fundamentos da fisiologia da parada cardíaca e as técnicas de uso dos equipamentos semiautomáticos para desfibrilação externa.
  6.  Estado de choque: Identificar os sinais e sintomas, e aplicar as técnicas de prevenção e tratamento.
  7. Hemorragias: conhecer e aplicar as técnicas de hemostasia em hemorragias abertas.
  8. Fraturas: Identificar os tipos, sinais e sintomas de fraturas, e aplicar as técnicas de imobilização.
  9. Ferimentos: Identificar os tipos de ferimentos, as possíveis consequências, gravidade e as técnicas de curativos.
  10. Queimaduras: Identificar os tipos, graus e extensão de queimaduras, e aplicar as técnicas de resfriamento e os diferentes tipos de curativos.
  11. Intoxicações: Conhecer os tipos de intoxicações (biológicas, químicas e radiológicas), as vias de acesso e as rotas de exposição, os sinais e sintomas das principais intoxicações biológicas, incluindo os principais animais venenosos e peçonhentos; os sinais e sintomas das intoxicações químicas, incluindo os principais gases asfixiantes e tóxicos e as condutas pré-hospitalares para as intoxicações exógenas. Conhecer as principais evidências e constatações para a identificação de intoxicação intencional.
  12. Emergências Clínicas: Identificar pelo menos sinais e sintomas, e aplicar as condutas pré-hospitalares pertinentes às sincopes, convulsões, acidente vascular cerebral (AVC), dispneias, crises hiper e hipotensiva, infarto agudo do miocárdio (IAM), hiperglicemia e hipoglicemia.
  13. Movimentação, remoção e transporte de vítimas: conhecer e aplicar as técnicas de transporte de vítimas, com e sem suspeita de lesão na coluna vertebral, com uso de equipamentos para imobilização e/ou restrição de movimentos da coluna.
  14. Emergências Obstétricas: Conhecer o ciclo gestacional, sinais e sintomas da gravidez e principais condições de risco na gestação. Aplicar procedimentos para o parto natural e condutas para o suporte inicial ao neonato e à parturiente.
  15. Emergências Pediátricas: Conhecer e descrever os aspectos legais para o atendimento de vítimas pediátricas; técnicas de abordagem e avaliação em bebês, crianças e adolescentes; reconhecer as principais evidências e constatações para identificação de abusos ou negligência ao paciente pediátricos.
  16. Emergências Geriátricas: Conhecer e aplicar as técnicas de abordagem e avaliação em pacientes idosos, conhecer as principais evidências para a identificação de abusos ou negligência ao paciente geriátrico.
  17. Emergências em Pacientes com Necessidades Especiais: Conhecer e aplicar as técnicas de abordagem e avaliação em pacientes com restrições físicas, mentais e sensoriais; conhecer as principais evidências para identificação de abusos ou negligência ao paciente com necessidades especiais.
  18. Emergências Comportamentais: Conhecer e descrever os aspectos legais para atendimento de vítimas com alteração comportamental, as principais causas das emergências comportamentais, saber aplicar técnicas de abordagem e contenção física e mecânica de pacientes com alteração comportamental violenta ou de risco .
  19. Protocolo Para incidente com Múltiplas Vítimas: Conhecer e aplicar ações de avaliação, zoneamento, triagem e método Start para acidentes e incidentes que envolvam múltiplas vítimas.
  20. Psicologia em Emergências: Identificar as possíveis reações das pessoas em emergências, e as técnicas de administração do estresse após incidentes críticos para os profissionais de emergências.

CRONOGRAMA UNIDADE DE COMPETÊNCIA 3
PROTEÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

Plataforma EAD: 89 Horas-aula
PRESENCIAL: 80 horas-aula
TOTAL : 169 Horas-aula

  1. Introdução: histórico e estatísticas de incêndios no Brasil.
  2. Normas Técnicas e Legislações para Prevenção e Combate a Incêndios Conhecer a legislação e as regulamentações em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal) pertinentes às responsabilidades do bombeiro civil, assim como as ABNT NBR 15219,ABNT NBR 14608, ABNT NBR 14276,ABNT NBR 14277, ABNT NBR 14023 e ABNT NBR 14096.
  3. Sistemas de Atendimento dos Serviços Públicos de Emergências: conhecer os procedimentos para o acionamento e o funcionamento dos serviços públicos e privados de atendimento de emergências.
  4. Teoria do fogo: conhecer os quatro elementos formadores da combustão, as formas de propagação do calor, as temperaturas do fogo, os métodos de extinção, a classificação dos incêndios, os principais agentes extintores, unidade e capacidade extintora, as fases do combate ao fogo, dinâmica do fogo, o fashover, o backdraft, o bleve e o boil over.
  1. Proteção contra Incêndio: conhecer conceitos gerais de educação, prevenção e proteção contra incêndio, como treinamentos, palestras, isolamento de risco, compartimentação vertical e horizontal, resistência e exposição das estruturas e dos materiais ao fogo, entre outras medidas de proteção passiva.
  1. Detecção, Alarme, Sinalização, Iluminação, Rotas de Fuga, Saídas de Emergência e Comunicação de Emergências: conhecer e descrever os conceitos de sistemas de detecção, alarmes, sinalização e iluminação de emergência, rotas de fuga e saídas de emergência. Conhecer e utilizar os sistemas de comunicação, o código do alfabeto fonético e de pronúncia de números. Saber Identificar as rotas de fuga e saídas de emergência e operar os sistemas e equipamentos de comunicação de dados e por voz.
  2. EPI, EPR E EPRA: Conhecer e saber usar os equipamentos de proteção individual, específicos para combate a incêndio, como equipamentos de proteção respiratória, capacete com proteção dos olhos, balaclava, vestimenta completa, luvas e botas específicas, suas características de construção, composição, uso, manutenção. e cálculo de autonomia.
  3. Equipamentos de Sistema Fixo e Operação Automática: conhecer os equipamentos e os principais procedimentos para o adequado funcionamento dos sistemas fixos de combate a incêndios, como bombas de incêndio, válvulas, registros, hidrantes, chuveiros automáticos (sprinklers), sistemas fixos de resfriamento e de aplicação de espuma mecânica, agentes umectantes e gases.
  4. Equipamentos portáteis de operação Manual – Mangueiras, Esguichos e Caminhões Monitores: conhecer os tipos de mangueiras suas aplicações e uso, bem como as recomendações para inspeção, manutenção e cuidados com as mangueiras de incêndio. Conhecer os tipos de esguichos, as regulagens e aplicações dos tipos de jato, os tipos de canhões monitores portáteis bem como as recomendações para aplicação, inspeção, manutenção e cuidados com o equipamento.
  5. Espuma e Agentes Umectantes Para Combate a incêndio: conhecer os tipos de espuma para extinção de fogo classes A e B, e suas aplicações. Conhecer as diferentes concentrações de líquido gerador de espuma (LGE), os cálculos e formas para seu preparo, bem como as técnicas e sistemas de aplicação. Conhecer os principais agentes umectantes e as suas aplicações em sistemas fixos e portáteis.
  6. Equipamentos Auxiliares
    Saber transportar e armar uma escada prolongável, e utilizar ferramentas de corte, arrombamento e remoção. Saber utilizar lanternas e os refletores portáteis para iluminação. Conhecer e operar os conjuntos de motogeradores, motobombas e motoventiladores e fazer sua manutenção preventiva. Conhecer os ventiladores de pressão positiva e o emprego de lonas para salvatagem. Operar as lanternas e os refletores portáteis para iluminação.
  1. Técnica de Combate a Incêndio – Resgate Técnico de Vítimas: conhecer e aplicar as principais técnicas de entradas forçadas, busca e exploração para resgate de vítimas em áreas de incêndio.
  2. Técnica de Combate a incêndio – Controle de Fumaça: conhecer e aplicar as principais técnicas de controle de fumaça por exaustão natural, exaustão forçada, Venturi e ventilação por pressão positiva.
  3. 14. Técnica de Combate a Incêndio: conhecer e aplicar as principais técnicas de confinamento, isolamento, salvatagem e rescaldo de incêndio; conhecer os parâmetros de preservação do local para investigação pericial.

CURSO RECICLAGEM BOMBEIRO CIVIL 1

Curso de Brigadista de Incêndio

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA – APH/SBV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *